"Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. I Co 15.57"

O QUE POSSO DAR A DEUS?

O Salmo 116 é um salmo bem conhecido. É um dos salmos chamados “Hallel” que significa “aleluia”. Possivelmente era um salmo usado na liturgia do culto no templo de Jerusalém. Curioso é que algumas partes deste salmo estão na língua aramaica o que denuncia que este salmo tenha sido escrito logo após o exílio babilônico, pois sua linguagem aponta para esta realidade, especialmente quando olhamos para o versículo 3: “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim;” (Sl 116.3a) Porém, a grande divisão deste salmo encontramos no versículo 12.
Dos versículos 1 até 11 o salmista descreve a sua miséria enquanto ser humano e os sofrimentos pelos quais passa e a compaixão de Deus que vem ao seu encontro e lhe proporciona alívio. Porém, no versículo 12, após perceber a ação de Deus em sua vida, o salmista se vê “endividado”. Ele então pergunta-se: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” (Sl 116.12). Eis uma boa pergunta que cada um de nós já deve ter feito a si mesmo, ou pelo menos deveria fazer em algum momento da vida: O que posso dar a Deus? O salmista é bem prático e resolve a questão com a seguinte afirmação: “Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.” (Sl 116.13)
 Fé, vida e testemunho. Eis aí três coisas nas quais Deus tem amplo interesse. Três coisas que estão resumidas na resposta do salmista.
Tomar o cálice da salvação nos lembra de usufruir de tudo aquilo que o Senhor Jesus já conquistou e que nos oferece em sua palavra e sacramentos. Aqui está presente um aspecto de nível espiritual, algo que somente Deus pode nos dar!
Invocar o nome do Senhor está ligado à vida e testemunho ao qual Ele nos motiva e impulsiona no dia-a-dia da peregrinação terrena.
É importante que em mais um tempo pascal lembremos do que Deus fez por nós, e de tudo aquilo que podemos retribuir em nossa peregrinação por este mundo.
Sendo assim, que possamos nós junto com o salmista respondermos ao chamado de Deus em fé, afim de que nossa vida e testemunho reflitam ao mundo a grandeza de seu amor e desejo de salvação da humanidade. Amém.

Com carinho, Pastor Valdir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário